A 83ª edição dos Óscares decorreu a 27 de Fevereiro de 2011, no Kodak Theatre, em Los Angeles, Califórnia.
Confirmando o favoritismo e nomeado para 12 categorias, o “Discurso do Rei” foi o grande vencedor da noite ao ganhar em quatro delas - Melhor filme, Melhor Realizador (Tom Hooper), Melhor ator (Colin Firth) e Melhor Argumento (David Seidler) –, consideradas as mais importantes.
A “Origem” surpreendeu e, nomeada para 8 categorias, arrecadou também quatro Óscares, todos eles de caráter técnico – Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros – e a “Rede Social”, que havia sido alvo de muito boas críticas no final de 2010 e que parecia ser o “filme do ano” acabou apenas por ganhar em três – Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Argumento Adaptado - das oito categorias para as quais havia sido nomeado.
Os restantes prémios foram entregues a “Alice nos Pais das Maravilhas” (Melhor Guarda-Roupa e Melhor Direçao Artística), “O Vencedor” (Melhor Atriz/Ator Secundários), o “Cisne Negro” (Melhor Atriz, Natalie Portman), “O Lobisomen” (Melhor Caracterização) e “Toy Story 3” (Melhor Canção Original e Melhor Longa-Metragem de Animação).
Dos 10 filmes nomeados para melhor filme, quatro deles passaram totalmente em branco, não tendo conseguido ganhar qualquer prémio.
Apresentado por jovens atores, Anne Hathaway e James Franco, a 83ºedição de atribuição destes prémios foi este ano alvo de pequenas novidades, como a apresentação de um Coral de estudantes de uma escola pública de Staten Island (Nova Iorque) e a reunião de todos os vencedores da noite no palco.
A atribuição dos Óscares é feita pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas.
Por Catarina Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário